EMPRESA
Optamos pela exportação direta, já que possuíamos informações suficientes para realizar todo desembaraço da mercadoria, além da sua produção.
Para termos certeza de que tudo ocorreria bem, seguimos uma estratégica simples, quase que um roteiro de exportação, discriminado abaixo:
1º passo: adoção da postura exportadora
Estamos sempre dispostos a investir em informação, organização e produção;
Temos perspectiva de resultados de longo prazo;
Reservamos parcela da produção para exportação;
Definimos precisamente os preços de exportação e quantidades ofertáveis;
Exportamos continuamente, desconsiderando oscilações do mercado interno;
Mantemos o foco no mercado interno;
Temos habilitação legal para exportar.
2º passo: pesquisa de mercados
Aproximamo-nos com entidades de apoio ao comércio exterior
Acessamos aos Pontos de Negócios – Trade Points;
Que tem como objetivo estimular o maior número possível de empresas, particularmente as pequenas e médias, a participar do comércio internacional.
A Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento patrocina programa de implementação de Trade Points em todo o mundo.
O Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, é o órgão responsável pela participação do Brasil no programa de Trade Points da UNCTAD.
As Trade Points são:
Centros facilitadores de negócios, onde participantes em transações de comércio exterior são agrupados fisicamente ou de maneira virtual;
Fontes de informações sobre comércio internacional;
Portas de acesso às redes globais de comércio e às oportunidades comerciais, operando de maneira interligada, via Internet.
Consulta a Divisão de Informação Comercial
A Divisão de Informação Comercial é a unidade do Departamento de Promoção Comercial responsável pela pesquisa, coleta, processamento, acompanhamento