BRINQUEDOTECA: REALIDADE DESTE ESPAÇO LÚDICO NO COTIDIANO ESCOLAR
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................5
3. CONSIDERAÇÕES GERAIS.................................................................10
4. REFERÊNCIAS......................................................................................11
5. ANEXO: ENTREVISTA..........................................................................13
1 INTRODUÇÃO O brincar, atividade inerente a vida humana em todas as fases da vida, é imprescindível na infância, momento onde o desenvolvimento físico-motor, intelectual, afetivo e social deve ser efetivado de maneira integral. Portanto, este trabalho traz um estudo sobre a importância do lúdico na formação da criança, iniciando por um breve resumo do histórico-social da infância e o seu direito adquirido legalmente quanto à educação e o brincar e a realidade vivenciada pelas crianças nas instituições escolares, em relação a ter um espaço específico para brincadeiras – a Brinquedoteca.
Sendo a Brinquedoteca, um espaço de vivência e convivência entre alunos e professor, este espaço constitui-se um importante instrumento no planejamento do educador em sua prática pedagógica através de brincadeiras e jogos. Por se faz necessário ter este espaço no ambiente escolar.
Na entrevista realizada com uma aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, fica claro que a brinquedoteca não faz parte da realidade da escola e que a criança desconhece a existência desse local especial de brincadeiras, no entanto ela idealiza este lugar como um lugar de divertimento.
Refletir sobre este tema se torna necessário, pois a escola deve se preocupar em garantir à