HERMENEUTICA
O que são?
Os estimulantes são substâncias que têm um efeito direto sobre o Sistema Nervoso Central, porque aumentam a estimulação do sistema cardíaco e metabólico. Os estimulantes mais disseminados no desporto são: anfetaminas, cocaína, efedrina e cafeína.
Porque são usados pelos atletas?
Os estimulantes são usados para conseguir os mesmos efeitos da adrenalina, substância que é segregada naturalmente pelo organismo. Podem produzir excitação, melhorar os reflexos e a capacidade de concentração. Podem ainda aumentar a capacidade de tolerância ao esforço físico e diminuir o limiar da dor.
Efeitos secundários potencialmente nefastos
Os estimulantes são responsáveis pela morte de alguns atletas. Se um atleta tem de competir em condições desfavoráveis, por exemplo durante longos períodos de tempo, com temperaturas e taxas de humidade elevadas, a temperatura corporal sobe facilmente. Devido aos estimulantes torna-se difícil ao organismo desencadear o processo de refrigeração. Assim o coração e outros orgãos, como o fígado e rins, entram em sofrimento podendo este facto causar a morte.
Outros efeitos secundários
Falta de apetite
Insónias
Diminuir a sensação de fadiga, o que leva à exaustão
Euforia
Alucinações / tremor
Agitação
Hipertensão arterial
Palpitações e arritmias cardíacas
Diminuição da coordenação motora, sentido crítico e coordenação motora
Aumento da temperatura corporal
Dependência física e psíquica (habituação)
O que deves saber ainda
Alguns medicamentos para as constipações ou gripes contêm estimulantes, como por exemplo "pingos para o nariz".
Um grupo de estimulantes é o das aminas simpaticomiméticas, do qual faz parte a efedrina.
Em doses baixas, estas substâncias fazem também parte de medicamentos anti--alérgicos. Assim reforça-se o conceito que nenhum fármaco deve ser tomado sem ser prescrito por um médico especialista.
NOTA: Alguns produtos naturais, como a planta Ma Huang ou preparados de