A Base da Administração
Objetivos: Interação com o mundo empresarial e organizacional, Metodologia de ensino vivencial como jogos empresariais, projetos sociais e empresariais, intercâmbios, estudos de casos, oficinas e visitas de estudos.
Problema: Falta de comunicação, pesquisas operacionais e desenvolvimento.
Justificativa: A administração é: o processo de tomar decisões e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos.
Metodologia: O mercado de trabalho é muito amplo, com um leque de oportunidades em organizações pequenas, médias e grandes, públicas, privadas ou do terceiro setor. O administrador poderá exercer funções de direção, gerência, coordenação, supervisão e atividades de assessoria e consultoria, atuando em setores como o comercial, financeiro, de marketing, logística, compras e recursos humanos, entre outros.
Resultados: A tarefa de administrar exige do administrador pleno conhecimento dos fatores que envolvem o exercício da administração.
Conclusões: A necessidade de planejar, organizar e priorizar as ações diárias.
Obras: Maximiano A.C.A , Sebrae RS, Henry Fayol
Historicamente, o ensino de Administração no Brasil passou por três momentos marcados pelos currículos mínimos aprovados em 1966 e 1993, culminando com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Bacharelado em Administração homologadas em 2004 pelo Ministério da Educação. Ressalte-se que as alterações produzidas em 1993 nos currículos mínimos aprovados em 1966, representou um significativo avanço em face de excessiva rigidez dos primeiros currículos, avanço esse que veio se ampliar e se consolidar de forma definitiva com as Diretrizes Curriculares, trazendo ao ensino superior da Administração inegável e necessário avanço.
Identificar as tendências e os modelos administrativos, que emergiram na Administração Pública e na Administração da Educação, nesse período. Um dos objetivos do estudo é identificar as influências das