Práticas da administração com base na teoria
Introdução
A necessidade das organizações de acompanhar os avanços tecnológicos causados pela globalização, faz com que seus gestores busquem continuamente novas técnicas e conhecimentos com o intuito de implantar um modelo administrativo que seja competitivo e que garanta a sobrevivência da organização .
Evolução das teorias administrativas
As teorias da administração espelham o momento histórico em que foram produzidas. No inicio do século XX, as teorias administrativas refletiam as necessidades das grandes empresas que estavam surgindo. Naquele momento, a ênfase da administração estava focada na produção eficiente de bens, para atender um mercado sempre crescente, aparentemente inesgotável. A tônica era fazer sempre mais de maneira eficiente. No final do mesmo século as teorias são influenciadas por circunstancias diferentes. Os mercados não crescem da mesma forma e há muitos concorrentes. Os recursos e os consumidores são escassos. A ênfase da administração deslocou-se para a competitividade, retrato este que vemos hoje no mercado global.
Algumas tendências contemporâneas
• Modelo japonês: ênfase na eficiência e no combate ao desperdício. • Escola da Qualidade: ênfase na uniformidade de produtos e serviços. • Administração Empreendedora: ênfase no estilo empreendedor, autonomia aos funcionários. • Visão Holística: ênfase na qualidade de vida no trabalho do ser humano. • Administração Virtual: ênfase na tecnologia da informação.
Características comuns nos novos modelos de gestão
Os novos modelos de administração têm algumas características comuns, destacando-se dois aspectos: uma forte orientação para o cliente e um estilo mais participativo de gestão. Assim, as características e os instrumentos gerenciais desenvolvidos por estes modelos procuram, de um lado, substituir a visão da estrutura funcional, orientada para controles, para estrutura orientada para resultados; de