A avaliação como qualidade na educação.
Claudete Maria de Jesus
Rita Márcia Moraes de Almeida
Resumo: Este estudo tem como objetivo considerar a avaliação, como fator de orientação no processo ensino- aprendizagem., inserida no contexto da sociedade atual. Sinalizações apontam para o aprimoramento reflexivo do educador, objetivando a reconsideração de critérios avaliativos.
Palavras chave: avaliação, inclusão, participação
Introdução
A escola teve seu papel modificado na sociedade contemporânea, não tendo mais como objetivo único transmitir o saber sistematizado, já que o mesmo pode ser encontrado na rede internet. Precisa preocupar-se com as outras aprendizagens e ensinar os indivíduos a aprender: a fazer, a conhecer, a conviver e a ser.
A avaliação na sociedade do conhecimento
O papel da escola na sociedade do conhecimento apresenta alguns desafios para a educação na chamada “era da informação”.
Daí a relevância da avaliação que se constitui num processo intencional auxiliado por diversas ciências, e que se aplica a qualquer prática. E particularmente da avaliação educacional, por serem consideradas elementos indispensáveis ao diagnóstico e, orientação mais efetiva para a minimização dos desafios/ problemas educacionais.
DEMO (1987), afirma que qualidade de vida conota sobretudo a dimensão do ser, não do ter, que, no entanto, é instrumento necessário.Não se pode fazer um projeto de superação da pobreza política sem superar-se também a pobreza socioeconômica. Na qualidade não vale o maior, mas o melhor, não extenso, mas o intenso, não violento, mas o envolvente, não a pressão, mas a impregnação.
O homem só transforma a realidade social histórica quando é empelido a fazê-lo, quando sente a necessidade para tal, a educação tem condições de fazer essa “revolução”/ transformadora política sem utilizar violência armada, pois pode através da formação social do indivíduo provocar mudanças profundas e complexas que não são passageiras e permanecem ao