RESENHA GATTI, Bernadet A. Avaliação e qualidade da educação
658 palavras
3 páginas
RESENHAGATTI, Bernadet A. Avaliação e qualidade da educação
No início de seu texto a autora Bernadetti Gatti, nos faz refletir, se as avaliações externas dos sistemas de ensino melhorassem a qualidade educacional, o nosso país não continuaria com um índice tão baixo no desempenho dos alunos nestas provas. Este tipo de avaliação já existe desde 1988 com o Saeb, chamando a atenção para fatores que influenciam no desempenho escolar. Estes dados deveriam subsidiar políticas de melhorias para a educação, mas as estatísticas nos mostram que nada tem mudado, e que estes dados não foram levados em consideração na hora de investir em políticas públicas educacionais, que foram apenas comprovantes da triste realidade que se encontra a educação brasileira.
É necessário que professores e diretores se unam durante as mudanças sucessivas de direção, para que haja continuidade de gestão, fixação de equipes escolares com ação pedagógica continuada, para desenvolver um processo educacional mais integrado e sequencial. A autora cita três aspectos importantes que devemos considerar no resultado das avaliações do país: A desconsideração pelas avaliações, descontinuidade de políticas e problemas intríncicos às atividades de ensino nas escolas.
Segundo ela, a qualidade educacional não se traduz somente nos resultados das avaliações dos sistemas educacionais, mas sim pelo papel que a educação desempenha no desenvolvimento da civilização humana, para a constituição de valores, de vida e convivência, ao meio ambiente e às expressões humanas de cultura. No desenvolvimento de seu texto, enfatiza que reprovação e abandono têm a ver com a qualidade educacional, com a capacidade das escolas promoverem com sucesso conhecimentos aos alunos e motivação para os estudos.
Acredito que para isso acontecer, o professor deve estimular o raciocínio, a interpretação crítica dos fatos, para que os alunos tornem-se agentes de transformação. É necessário acreditarmos nos nossos alunos, em suas