tempos liquidos
Zygmunt Bauman , nasceu em 1925 na Polônia e iniciou seus estudos em Sociologia em 1945 na Universidade de Varsóvia. Teve artigos e livros censurados, e em 1968 foi afastado da Universidade.Emigrou para o Canadá, EstadosUnidos e Australia, até fixar residência na Grã-Bretanha em 1971, quando se tornou professor titular de sociologia da Universidade de Leeds, no Norte da Inglaterra.
O livro Tempos Líquidos foi publicado em 2007, sob o titulo em Inglês de Liquid Times-Living in na Age of Uncertainty, e está dividido em Introdução e cinco capítulos: A vida liquido-moderna e seus medos; A humanidade em movimento; Estado,democracia e a administração dos medos; Fora de alcance juntos e A utopia na era da incertezas.
INTRODUÇÃO
Na Introdução, Bauman aponta cinco pontos de partidas, para refletirmos a cerca de algumas mudanças que estão intimamente interconectadas e que criam um ambiente novo e sem precedentes para as atividades da vida individual, que levantam desafios inéditos as pessoas no presente.
Em Primeiro lugar , a passagem da fase “sólida” da modernidade para a “liquida”, onde as organizações sociais não podem mais manter a sua forma por muito tempo.
Em segundo, a separação e o iminete divórcio entre o poder e a política, a dupla da qual se esperava que compartilhasse as fundações do Estado-nação.
Em terceiro, a retração gradual da segurança comunal. A sociedade é cada vez mais vista e tratada como uma “rede” em vez de uma “estrutura”.
No quarto, o colapso do pensamento, do planejamento e da ação a longo prazo, e o desaparecimento ou enfraquecimento das estruturas sociais, que leva a um desmembramento da historia política e das vidas individuais numa serie de projetos e episodios de curto prazo que são infinitos e não combinam com os tipos de sequencias aos quais conceitos como “desenvolvimento”, “maturação”, “carreira” ou “progresso”.
E no quinto, é que a responsabilidade em resolver os dilemas gerados por circunstancia voláteis e