A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
A prática pedagógica reflexiva tem sido evidenciada como sendo de extrema importância na constituição do ser professor advindo de todo o processo formativo onde o saber é vital, necessário e indispensável, frente aos novos desafios sócios educativos. No entanto este agente pedagógico constitui-se através do reconhecimento e da compreensão do próprio fazer e a possibilidade da transformação da própria prática, sendo a reflexão entendida como um compromisso ético-social.
2 DESENVOLVIMENTO
O importante papel que o professor exerce no sistema de ensino exige o reconhecimento de que este profissional necessita de uma formação continuada através de capacitação, qualificação, aperfeiçoamento e antes de tudo, ter o propósito da reflexão inovadora, reelaborando continuamente suas práticas docentes. Além disso, este profissional enfrenta grande desafio de se consolidar como profissional reflexivo frente às dificuldades e aos obstáculos do cotidiano escolar, onde a base de sua prática é a sala de aula.
Foi refletindo sobre o novo objetivo do ensino de Língua Portuguesa e estudando sobre as possibilidades de implantação dessa nova proposta, através de uma metodologia exequível e eficiente no que diz respeito ao despertar dos alunos para a escrita, que chegou à experiência, adaptando-a à realidade brasileira. Trata-se da oficina de escrita, uma metodologia cuja origem se deve a uma pergunta básica: o que é essencial no ensino da escrita? Através desta questão, concluiu que: “escrever é tomar consciência de que se está vivo”. Após a realização de um treinamento na metodologia, pelos professores do Colégio Comunitário Dr. Fernando Magalhães – Rede Pitágoras, no ano letivo de 1997, vimos que se tratava de uma proposta de trabalho