Laçoes de familia
3ºA – ENSINO MÉDIO
Leonardo Ronne
Trabalho Destinado a Disciplina de Português
Resenha do Livro: “Laços de Família”
Franca, 16 de Março de 2012
Laços de Família
1. Clarice Lispector
Clarice nasceu na Ucrânia, veio para o Brasil quando era criança. Desde os 7 anos, já mandava contos ao semanário infantil, algo que a ajudou muito, por mais que eles eram sempre recusados, as pessoas jamais saberiam que ela iria estourar anos após. Ainda estudante, Clarice escreveu muito jovem o seu 1° romance (Perto do Coração Selvagem), em seguida, por ter sido algo que tenha causado um certo impacto na época, ela já estava começando a ser uma pessoa entendida no que estava fazendo.
Além de vários romances como A hora da Estrela e A Paixão, Clarice ainda redigiu vários outros contos, e hoje, Clarice Gurgel Valente – (Clarice Lispector), como está citado em sua Carteira do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Guanabara, é uma das mulheres que mais vende as suas obras. Clarice, estava com câncer inoperável no ovário, foi hospitalizada, mas o diagnóstico era desconhecido por ela. Faleceu no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu 57° aniversário
2. A Obra
São treze contos em que as personagens falam sobre o seu cotidiano, a rotina sempre presente em suas vidas, suas relações com marido, filhos, parentes, amigos e consigo mesmas. O título é bem sugestivo e também irônico, uma vez que nos contos esses laços familiares geralmente são fontes de afeto e de aprisionamento, os responsáveis pela mesmice na vida das protagonistas ou mesmo pela desestabilidade súbita num dia aparentemente comum, quando não se espera nada acontecer. Clarice cria situações onde uma revelação, que desconstrói e ameaça a realidade, desvela a existência e aponta para uma apreensão filosófica da vida.
2.1 Narrador
Todos os contos são narrados em terceira pessoa, exceto “O Jantar” que é narrado em primeira pessoa.
Nos doze contos em