Empreendedorismo
Tendenciosamente, associa-se o termo de empreendedorismo à criação de novos negócios, geralmente micro e pequenas empresas.
No entanto, existem definições mais abrangentes, que mostram que o empreendedorismo vai além do mero ato de abrir novas empresas, como se pode depreender do conceito de Empreendedorismo proposto pela Comissão Europeia.
O Empreendedorismo é acima de tudo uma atitude mental que engloba a motivação e a capacidade de um indivíduo, isolado ou integrado numa organização, para identificar uma oportunidade e para concretizar com o objetivo de produzir um determinado valor ou resultado econômico.
Sendo assim, o processo empreendedor deve ser visto como um processo dinâmico que tem inerente a concepção, percepção e realização de uma oportunidade de negócio, que pressupõe o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades.
Pressupõe desta forma a coexistência de dois fatores fundamentais. O processo empreendedorismo tem sido difundido o Brasil nos últimos anos, com mais intensidade no ano de 1990, e também nesse ano foi criado um programa Brasil empreendedor do governo federal, e o SEBRAE que auxilia na jornada empreendedora das micros e pequenas empresas, no livro de Dornelas ele define o empreendedorismo que é aquele que assume riscos de forma ativa, físicas e emocionais. Concluindo que entre empreendedor e o administrador tem uma confusão, porém depois de vários estudos nem sempre o empreendedor é administrador e vice e versa.
São vários os conceitos que nos levam a pensar o que são pessoas empreendedoras, elas são conhecidas por serem inovadoras, inquietas, criativas, ousadas, além de terem sua visão voltada para o futuro. Por isso, planejam tudo que irá