Trabalho de metodologia
(Germinal)
Identificar/comentar no filme aspectos/problemas da sociedade industrial do séc. XIX os quais modificaram o desenvolvimento da sociedade.
R: O filme retrata a dura realidade dos trabalhadores de uma mina de carvão no interior da França(no inicio da revolução industrial), onde via-se a exploração dos burgueses sobre os operários e as condições degradantes que eles eram submetidos, dando inicio a união dessa classe para tentar mudar tal situação.
Um dos aspectos abordado no filme é a luta das classes existentes na sociedade capitalista e a desigualdade social existente entre elas, no qual existiam duas classes sociais distintas: A burguesia e os operários. No qual a única coisa em comum entre essas duas classes era o local de trabalho que eram as fabricas, no entanto era a burguesia que tinha o controle dos operários, pois era gestora da produção. Por sua vez, os operários recebiam ordens da burguesia e executavam as metas de produção. Contudo havia uma grande desigualdade social e cultural entre estas classes. Os operários trabalhavam coletivamente e intensivamente, porém ganhavam pouco e viviam na miséria, enquanto os burgueses lucravam individualmente e viviam na luxúria.
O filme também retrata o processo de desenvolvimento dos movimentos grevistas e a exploração do trabalho. Como não existia quaisquer normas de proteção aos direitos dos trabalhadores, estes eram submetidos a condições desumanas, além do salário baixo e viverem na miséria, retratando uma característica da “TGA”, onde o homem era uma introdução a máquina, tendo em vista a produção em massa, onde pouco importava as condições e os interesses dos trabalhadores. Diante de toda essa injustiça social Etienne(personagem principal do filme), buscou através de sua liderança transformar a sociedade capitalista em socialista, com fim de abolir as injustiças sociais, influenciando os trabalhadores a compreenderem que viviam em constante