pedagogia
Nome: Roberta Riguetti Bottino
Matrícula: 201201264431
2º período Pedagogia – Recreio
1. Referência
MACEDO, Lino de. Desafios à prática docente reflexiva. IN: Ensaios Pedagogicos. Porto Alegre Art. med, 2005, capitulo 3.
2. Síntese Na introdução o autor quer dizer que mesmo os professores tendo boa vontade de explicar, de fazer o melhor para o seu aluno, ele não consegue, mas mesmo assim ele tenta fazer o melhor para seu aluno ser alguém no futuro. Aqui nesse ponto do texto ele questiona sobre a pratica reflexiva nas escolas, o porque disso ser tão importante. Continua a falar da pratica reflexiva, fala que a escola é praticamente a família das crianças e por isso os professores tem que ser bem treinados para cuidar dos alunos. Agora ele fala sobre como o magistério tem que ser trabalhado, que deve ser um professor reflexivo.
Desafio 1. Atualizar compreensões e procedimentos sobre a escola e a prática docente. Como ensinar (e aprender) pela lógica da inclusão ?
O autor começa falando que muitas coisas mudaram do professor de antigamente para o professor de hoje em dia, que as exigências eram diferentes. Fala que o professor de antigo precisava se atualizar e o de hoje em dia não é tão necessário. Então ele fala como é uma escola com a logica de exclusão, é uma escola onde o aluno não fizer do jeito deles era “excluído” da escola, e isso ocorria na antiga escola mas algumas hoje em dia também fazem isso.
Desafio 2. Desenvolver novas habilidades e competência de ensino. Como ensinar em uma escola para todos ?
Nesse “desafio” o autor fala sobre como tinha que ser o professor “antigo”. Ele tinha ser habilidoso e competência, saber passar bons deveres, ser exigente nas disciplinas ETC. Ele diz que a escola antiga tinha recurso pedagógicos muito eficientes, a reprovação e exclusão do aluno e os alunos que permaneciam na