Eletro
Resumo
O objetivo deste relatório visa demonstrar o valor do campo elétrico total em um determinado ponto através da diferença de potencial obtida experimentalmente. Foram dispostas duas configurações diferentes, a partir de condutores definidos, mergulhados em um estreito perfil de água dentro de uma cuba plástica, e foi possível medir o potencial elétrico em cada ponto, utilizando-se um plano cartesiano desenhado em um papel milimetrado, descrevendo assim 5 linhas equipotenciais. A partir dos dados coletados obtiveram-se os gráficos das linhas equipotenciais e os mapas de vetores para os campos elétricos gerados, para cada configuração. Os dados obtidos e os cálculos realizados serão expostos em forma de tabela, juntamente com o tratamento de erros e incertezas, e serão explicados ao longo do relatório. Ao término do experimento pôde-se concluir que a diferença de potencial entre os pontos é capaz de descrever as linhas equipotenciais.
1. Introdução
Podemos determinar basicamente o campo elétrico como sendo um campo vetorial, o qual consiste em uma distribuição de vetores em torno de um objeto carregado, onde cada vetor é associado a determinados pontos ao redor desse objeto. [1]
É importante lembrar que para medir o campo elétrico em uma determinada região, é preciso determinar o mesmo para todos os pontos presentes nessa região. A todos esses pontos presentes no campo, podemos relacionar o conceito ligado a superfície equipotencial, que nada mais é do que linhas onde os pontos possuem o mesmo potencial elétrico, isso implica que a diferença de potencial entre dois pontos que pertencem a mesma linha será igual a zero, sendo assim o trabalho realizado para mover uma determinada partícula será nulo. Outro ponto importante dá-se ao fato de o campo elétrico ser perpendicular a essa determinada superfície. Portanto, pode-se determinar, experimentalmente, o campo elétrico a partir das linhas equipotenciais.
Tem-se então uma força