eletro
ELETRÓNICA
Parte Digital
Contador Binário
Curso: Ciências Biomédicas
Ano letivo: 2013/2014
Docente: Prof. António Reis
Grupo: II
Grupo: Cláudia Martins (30863) e Daniela Dias (31026)
Turno: PL1
Índice
1.
3
2.
3
3.
5
3.1.
5
3.2.
8
4.
9
1. Plano e objetivos
Este trabalho tem como objectivo ganhar experiência prática com os sistemas sequenciais.
2. Introdução
Os circuitos lógicos dos sistemas lógicos podem ser de dois tipos: circuitos sequenciais ou circuitos combinacionais.
Um circuito combinacional é constituído por um conjunto de portas lógicas, que determinam os valores das saídas diretamente e a partir dos valores das entradas.
Já um circuito sequencial é constituído por um circuito combinacional e elementos de memória. As entradas e saídas do circuito estão ligadas apenas ao circuito combinacional, enquanto que os elementos de memória são capazes de armazenar informação codificada em binário. Algumas das saídas do circuito combinacional são entradas para os elementos de memória, sendo denominados por variáveis do estado seguinte. As saídas dos elementos de memória constituem parte das entradas para o circuito combinacional e recebem o nome de variáveis do estado presente.
O circuito sequencial recebe informação binária das entradas que, juntamente com a informação do estado presente, determinam os valores das saídas e os valores do estado seguinte. Desta forma torna-se evidente que as saídas de um circuito sequencial dependem das entradas e do estado presente. E o mesmo se verifica para as variáveis do estado seguinte. Em função deste comportamento sequencial, um circuito é especificado pela sequência temporal de entradas, saídas e estados internos. Circuitos binários são aqueles que variam os seus estados, sob o comando de um clock (também chamado relógio), de acordo com uma sequência pré-determinada.
Um circuito pode ser dividido em dois