Eletro
O amperímetro comum e acoplado ao circuito, quando empregado para medir a corrente elétrica em CA. Podemos efetuar essa mesma medida com um volt-amperimetro tipo alicate, sem a necessidade de acoplamento com o circuito.pois esse instrumento e constituído pelo secundário de um transformador de corrente, para captar a corrente do circuito. O Volt-amperimetro tipo alicate apresenta os seguintes componentes básicos externos:
A – Gancho ( secundário de um TC);
B – Gatilho ( para Abrir o Gancho);
C – Parafuso de ajuste ( para zerar o ponteiro);
D – Visor da escala graduada;
E – Terminais ( para medição de tensão);
F – Botão seletor de escala.
O Volt-amperimetro tipo alicate apresenta os seguintes componentes básicos internos:
A – Gancho (bobinado secundário de um TC);
B – Retificador;
C – Resistor shunt para medição amperimetricas;
D – Galvanômetro;
E – Terminais;
G – Resistores de amortecimento para medições voltimetricas.
O Principio de funcionamento do volt-amperimetro tipo alicate e do tipo bobina móvel com retificador e é utilizado tanto para medições de tensão como de corrente elétrica.
Observação: Quando o Volt-Amperimetro tipo alicate e utilizado na medição de tensão elétrica funciona exatamente como o multiteste.
Na medição da corrente o gancho do instrumento deve abraçar um dos condutores do circuito em que se deseja fazer a medição (seja o circuito trifásico ou monofásico).
O condutor abraçado deve ficar o mais centralizado possível dentro do gancho.
O condutor abraçado funciona como o primário do TC e induz uma corrente no século (o próprio gancho). Essa corrente secundaria é retificada e enviada ao galvanômetro do instrumento, cujo o ponteiro, indica, na escala graduada, o valor da corrente no condutor.
Os volt-amperimetros tipo alicate não apresentam uma boa precisão no inicio de sua escala graduada, mesmo assim podem ser empregados nas medições de correntes com vários valores ( menores que 1A).