A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
Alguns projetos têm sido desenvolvidos para fomentar o hábito da leitura nos docentes (ver, por exemplo, MARINHO, 2004). Há que se asseverar, contudo, que ter professores-leitores não basta; também é preciso cuidar da qualidade dos materiais lidos por eles. No contexto brasileiro, porém, pouca atenção tem sido dada às leituras que eles efetuam.
Dentre os vários tipos de leituras efetuadas por docentes e candidatos à docência, optou-se por estudar as revistas pedagógicas. Trata-se de publicações periódicas com caráter educacional, destinadas à formação de educadores. Com base em Ramos (2009), é possível afirmar que as revistas pedagógicas são meios de comunicação de massa (MCM) "que de modo geral, sem subterfúgios, indicam seu objetivo de 'educar' o educador para que ele saiba educar seus alunos" (p. 4). São amplamente divulgadas e lidas no meio escolar, sendo que algumas delas são, inclusive, doadas para escolas públicas brasileiras e/ou vendidas em bancas de jornal.
A revista pedagógica é um subtipo de periódico educacional. Se for usada a classificação de Ortega, Fávero e Garcia (1998), pode ser classificado como periódico