a atuação do pedagogo
A nossa sociedade contemporânea, mais conhecida como a sociedade do conhecimento, passa por mudanças cada vez mais rápidas, graças às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’S), fazendo com que todos os profissionais tenham que se atualizar cada vez mais, ampliando seu campo de ação no tempo e no espaço. A profissão de pedagogo bem como da própria pedagogia vem assumindo um caráter multidimensional como campo de conhecimento, e por isso a extensão do seu alcance nas diversas esferas da prática social. ecnologias para a gestão democrática
Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 2)
GESTÃO DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
O sentido das palavras
Compreender o que é a gestão de tecnologias na escola implica começar a pensar no conceito primeiro de tecnologia e de gestão.
Tecnologia é um conceito com múltiplos significados, que variam conforme o contexto (Reis, 1995), podendo ser vista como: artefato, cultura, atividade com determinado objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus respectivos processos etc. Japiassu e Marcondes (1993, p. 232) acentuam o sentido da palavra técnica na ciência moderna como a “aplicação prática do conhecimento científico teórico a um campo específico da atividade humana”.
Em 1985, Kline (Reis, 1995, p. 48) propôs uma definição de tecnologia como o estudo do emprego de ferramentas, aparelhos, máquinas, dispositivos, materiais, objetivando uma ação deliberada e a análise de seus efeitos. Envolve o uso de uma ou mais técnicas para atingir determinado resultado, o que inclui as crenças e os valores subjacentes às ações, estando relacionada com o