A atuação do pedagogo
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar como atua o gestor pedagógico na relação escola-comunidade em instituições situadas em áreas de vulnerabilidade social. O objeto de estudo foram duas escolas públicas de ensino municipal, localizadas nas regiões centro-sul e norte de Belo Horizonte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a entrevista semi estruturada como instrumento de coleta de dados e autores como Veiga (2005), Lima (2007), Lück (2003), para contextualização do tema. Essa pesquisa teve como participantes os gestores pedagógicos das instituições, cujas análises das entrevistas nos possibilitou concluir que para se consolidar uma gestão efetiva, democrática e participativa é necessário que haja programação do tempo, a fim de organizar os afazeres burocráticos e, principalmente, ser um mediador/facilitador entre a escola e a comunidade.
Palavras-chave: Gestão Pedagógica. Relação escola-comunidade. Vulnerabilidade Social.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho se insere no contexto da gestão escolar e propôs identificar as atividades realizadas pelo gestor pedagógico, investigar os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de suas funções e discutir os desafios enfrentados na gestão pedagógica, tendo em vista a relação escola-comunidade em áreas de vulnerabilidade social.
O termo vulnerabilidade social, para Kaztman (2001), é um conceito construído como alternativa às formas tradicionais de caracterização e mediação da pobreza, que tradicionalmente é aferida em função de uma linha de corte definida por uma quantidade de renda monetária. O conceito de vulnerabilidade social se refere, então, às situações em que agentes ou instituições não dominam um conjunto amplo de recursos socialmente produzidos que lhes permitiriam fazer frente às forças e circunstâncias da