O pedagogo e suas áreas de atuação
Título: O pedagogo e suas áreas de atuação
Uberlândia
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa mostrar reflexões a cerca da identidade profissional do pedagogo, evidenciando valores, crenças e competências.
Com a LDBN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) 9394/96, surge um novo cenário de educação, seja em ambientes escolares ou não, e com isso evidencia-se a importância do profissional que atua no desenvolvimento integral do individuo, em várias instâncias, seja escolar, empresarial ou outras.
Atualmente o campo de atuação do pedagogo é imenso, visto que o mesmo tem importância fundamental nas instituições educativas. Salientando que praticas educativas não se refere somente à escola.
Pensando assim, existe atualmente uma ampliação do que é educação e a atuação do profissional da mesma, haja visto que educar não é somente o ato de ensinar e de aprender, no interior do ambiente escolar, pois o mesmo vai alem da instituição escola e perpassa os diversos espaços sociais.
Nessa perspectiva a atuação do profissional pedagogo é vasta, no que tange a sua relevância, como mobilizador de competências e habilidades, buscando a construção da identidade individual e coletiva, tornando assim um articulador do processo educativo.
Ressaltando assim a necessidade de uma formação, com estrutura solida, unindo teoria e prática, que auxiliem na atuação desse profissional, visando preencher as lacunas, que hoje se percebe, na formação e atuação do mesmo.
DESENVOLVIMENTO
A sociedade tem passado por transformações rápidas, que refletem claramente na área educacional, com isso surge à necessidade de reconstrução fundamentada, sobre a concepção do profissional que atua nessa área.
O pedagogo, na sociedade contemporânea atua como um educador social, que atravessa os muros da escola, buscando também espaços educacionais não formais, mostrando que o pedagogo pode atuar além da sala de aula.
É quase unânime entre os