As funções do pedagogo no RH
Natália Barbosa dos Santos
Rosângela Gusmão
1. INTRODUÇÃO
Vivenciamos o paradigma denominado por muitos de Era do Conhecimento, onde é imprescindível a presença das práticas educacionais em diversos lugares, principalmente no ambiente laboral, pois estes espaços passam a investir em processos formativos para o desenvolvimento dos seus funcionários, por acreditarem que através do conhecimento podem-se chegar a vantagens competitivas. Neste contexto, surgem discussões a cerca de como preparar os sujeitos para atenderem estas demandas que se apresentam tão iminentes. É nesse cenário que se insere o pedagogo, que deixa de ser visto apenas na sua função dentro do ambiente escolar, para ser identificado como um profissional que domina saberes teórico-metodológicos que podem contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades de todo quadro funcional de uma instituição.
Verifica-se hoje, uma ação pedagógica múltipla na sociedade. O pedagógico perpassa toda a sociedade, extrapolando o âmbito escolar formal, abrangendo esferas mais amplas da educação informal e não-formal. (LIBÂNEO APUD GRECO, 2005, p.4)
Reconhecendo que a educação é multifacetada, torna-se fundamental perceber a amplitude da Pedagogia e as possibilidades de atuação do pedagogo. A inserção deste profissional em espaços não escolares tem sido objeto de estudos e de discussões, pois já não cabe nos dias atuais, reduzir a Pedagogia e os pedagogos apenas a escola.
A reflexão sobre as múltiplas possibilidades de atuação do pedagogo também foi objeto de discussões em sala de aula na disciplina de Recursos Humanos, o que foi fator determinante para a proposta de uma breve investigação sobre esta temática. Essas reflexões nos levaram a investigar as diferentes concepções construídas pelos estudantes do curso de Pedagogia, sobre a atuação profissional do pedagogo na área empresarial. Entendemos que a escolha dos