Atuação do Pedagogo
A Educação no Campo é um direito de todos e se realiza por diferentes territórios e práticas sociais que incorporam a diversidade do campo. É, ainda, uma garantia para ampliar as possibilidades de criação e recriação de condições de existência da agricultura familiar/camponesa. Por isso, vem fortalecer o mundo rural como território de vida em todas as suas dimensões: econômicas, sociais, ambientais, políticas e éticas.
Atuação
A atuação do pedagogo presente nas escolas de assentamentos, acampamentos ou nas escolas em distritos, glebas, patrimônios, seringais ou comunidades quilombolas, contribuindo com a construção de uma memória coletiva, do resgate da identidade do homem do campo por meio da educação junto às crianças, jovens e adultos.
Os profissionais que atuam nas escolas do campo não recebem formação adequada, um exemplo é da professora Elisângela Moreira da Silva da rede municipal de Miradouro(MG).”Pouco se falava em temas como agricultura familiar, camponesa, produtos orgânicos, uso de agrotóxicos e preservação dos recursos naturais. E principalmente, não era reforçada a participação do homem do campo na edificação da sociedade”. Essa situação resultava na oferta de uma educação descontextualizada, mas ligada à realidade urbana. Essas escolas possuíam dificuldades diversas como merenda pouco balanceada, professores apenas com magistério ou o ensino médio normal e falta de material didático.
Para o aperfeiçoamento do pedagogo foram promovidas palestras e formações específicas sobre o tema, incentivou os professores a ingressar em uma licenciatura em educação do campo. Uma vantagem imensa nessas escolas é o espaço onde existe um grande campo de pesquisa, onde as crianças podem mexer com a terra, ter aulas fora da escola, cultivar plantações.
O pedagogo entra despreparado nesse campo de atuação, mas com aperfeiçoamento, estudos e pesquisas, ele aprende a ensinar os seus alunos rurais e contribui para a melhora do ensino nessas