Processos Gerenciais
Sumário
Etapa 3. - A Direção como função do Administrador.
Etapa 4. - Compreendendo o Controle como função Administrativa.
Desafio: Processo Administrativo e suas funções.
Processos Gerenciais.
Etapa 3.
Direção da Ação Empresarial.
Passo 1
Nessa nova etapa vamos analisar sobre a “Direção” como função promotora do processo administrativo partindo da premissa de que administrar envolve também distinção entre os níveis gerenciais.
A direção constitui a terceira função administrativa. Definido o planejamento e estabelecida à organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa.
A direção esta relacionada com a ação, como colocar-se em marcha, e tem muito haver com as pessoas: esta diretamente com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. A função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual o objetivo ou os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização. Assim, a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e de seus respectivos subordinados.
Temos que lembrar que os empregados como pessoas, não vivem exclusivamente dentro das empresas. Eles também participam d outras organizações, das quais também depende para viver e nas quais desempenham outros papeis sociais. Então, a empresa não constitui a vida inteira das pessoas, nem possui a amplitude de uma sociedade.
Conforme as empresas crescem, os seus objetivos inicias, que se confundem com os objetivos de seus indicadores, passam por modificações e gradual complexidade, a tal ponto de os objetivos organizacionais se tornarem gradativamente diferentes e até mesmo antagônicos em relação aos objetivos dos participantes das empresas.
Dirigir também é interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre