A arte é imprevisível
TAINÁ SILVA CÂNDIDO
A ARTE É IMPREVISÍVEL
CRICIÚMA, JUNHO 2014
TAINÁ SILVA CÂNDIDO
A ARTE É IMPREVISÍVEL
Trabalho apresentado a disciplina Fundamentos das Linguagens Artísticas para ser avaliado e dado nota. Professora: Édina Baumer
CRICIÚMA, JUNHO 2014
ARTE: Técnica ou habilidade
Para definir a arte, nada melhor do que essas três palavras: criação, fabricação ou produção de algo. Fazer uma definição específica para a arte não é simples. Muitas pessoas consideram a arte uma coisa artificial, não compreendendo a subjetividade estética do objeto artístico, que é dar prazer. O ser humano pode sentir, pensar, interpretar e recriar o seu mundo com sensibilidade e criatividade ao fazer uma arte. Segundo o texto de Vasconcellos.
Um fenômeno comum a todas as culturas, desde as mais primitivas às mais civilizadas, desde as mais antigas às mais atuais, é a arte. A arte existe desde o momento em que surge a necessidade de o homem se expressar sobre alguma coisa (VASCONCELLOS, 2006, p.40 e 42)
A proposta de um verdadeiro artista, e não de um artista qualquer, é tocar os sentidos de quem apreciará sua obra, seja ela: cênica, visual ou sonora. Mas é difícil definir exatamente o que é arte. Não existe uma resposta acabada, já que são muitas as concepções. Mas algumas produções humanas são facilmente identificadas como arte. Para compreender uma obra de arte, é preciso considerar o contexto em que ela foi produzida. Ou seja, a arte é influenciada por um pensamento, uma ideologia, uma época ou lugar, por exemplo, essas artes a seguir:
Essas são obras de Miguel Castro Leñero (Sem título) e Angélica Neumaier (Menina e Dinossauro). Nelas possuem todo um contexto e são consideradas uma arte mesmo que algumas pessoas não a entendam, não compreendem. Segundo a artista Sandra