A arte e seus encantamentos
A arte pode ser vista como forma de conhecimento e ao mesmo tempo como forma de encantamento para as crianças na educação infantil. Este estudo pode ressaltar que para descobrir os encantamentos da Arte a criança precisa traduzir em sua obra aquilo que percebe do mundo, lidando do seu jeito com os materiais, a fim de comunicar o que sua imaginação criou.
Neste estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica para colher informações e conhecimentos científicos do ensino de Arte enfocando sua importância na educação infantil, com um olhar atento as linguagens, tais como artes visuais, dança, artes cênicas e música. Entende-se que ao brincar a criança exercita o pensar por intermédio da ação do corpo, além de interiorizar o mundo que percebe. Dessa maneira, a criança busca compreender o mundo agindo e dando forma a seus pensamentos, sentimentos, apropriação da cultura, numa relação corpo-mundo. Assim dançar, cantar, brincar de faz-de-conta, desenhar, inventar brinquedos, explorar sons, visões e sensações táteis são essenciais no processo de constituição da criança como ser.
Sendo assim a Educação Infantil deve ver a criança como um ser que constrói/gera cultura nas formas específicas com que explora o meio ambiente, estabelece relações afetivas com outras crianças e com os adultos, comunica e compreende sentimentos, valores, atitudes, ressignifica objetos; expressa-se através de diferentes conteúdos/linguagens culturais.
PALAVRAS CHAVE: Arte, Educação Infantil, Linguagens.
ABSTRAT
The art can be seen as a form of knowledge and at the same time as a form of enchantment for children in kindergarten. This study may point out that to discover the charms of art the child needs to translate into his work what it perceives the world, your way of dealing with the materials in order to communicate what your imagination has created.
In this study we used the literature to gather information and scientific knowledge of teaching Art focusing