RESENHA
De acordo com a leitura e discussão do livro "Literatura e Formação de Leitores" que reúne diversos artigos de professores e alunos do curso de especialização na área literária, idealizado pela UECE no campus da FECLESC e concluído em junho de 2007. O livro tem como organizadores os professores Hélder Pinheiro, Miguel Leocádio e as professora Jaquelânia Aristides e Maria Valdênia. Mediante a disciplina de Tópicos no Ensino de Literatura a resenha apresentada discorre sobre a necessidade da leitura na atualidade e sua relevância quanto às transformações dentro do contexto literário, no intuito de esclarecer o leitor deste trabalho abordaremos três artigos que abrange capítulos seguidos dos quais se relacionam dentro da mesma temática e inquietações sobre o despertar da leitura no decorrer dos tempos até os dias atuais.
Para este fim, os artigos foram escolhidos pela objetividade e para o preenchimento de questionamentos levantados durante a disciplina a cima citada, dentre todos, apresenta-se: “Motivações para a leitura literária no ensino médio” por Maria Valdênia da silva. “A literatura no tear das práticas lúdicas e formadoras do ser” por Jaquelânia Aristides pereira e “Dos impasses do encantamento: O texto poético entre a leitura, o ensino e a pesquisa” pelo professor Miguel Leocádio Araújo Neto.
A idéia central dos artigos é questão da leitura literária nas escolas, como esta acontece? Se realmente acontece, e de que forma? Ou ainda, como deveria acontecer? Sabendo que o hábito literário em nossas salas de aula ainda encontra-se devassado e distante da realidade de nossas escolas, os autores aqui apresentados buscam responder por que em meio a tantas inovações e atrativos no mundo encantador da leitura ainda permanecem a mesma sequência de dificuldades literária no que diz respeito ao incentivo, desejo, promoção e práticas diárias dentro de instituições escolares.
São tantas as inquietações que perpassam a vida de leitores literários que apesar dos