pamela
Sua importância está na atmosfera de confusão e desafio que o movimento desencadeou
O Dadaísmo procurava chocar um público mais ligado a valores tradicionais e libertar a imaginação via destruição das noções artísticas convencionais
- Tristan Tzara (poeta, líder e fundador do dadaísmo)
- Marcel Duchamp
- Hans Arp
- Julius Evola
- Francis Picabia
- Hugo ball
- Man Ray
Poeta judeu e francês que nasceu em Moinesti, na Romênia, e faleceu em Paris aos 67 anos de idade. Foi um dos iniciadores do Dadaísmo.
Foi um poeta , escritor e filósofo alemão. Foi um dos principais artistas do Dadaísmo e escreveu o Manifesto Dadaísta, sendo considerado por muitos teóricos o inventor da poesia fonética.
Foi um pintor e poeta alemão, naturalizado francês Em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial foi viver para Zurique, em virtude de possuir nacionalidade alemã, desertando do serviço militar alemão..
Foi um dos nomes mais importantes do movimento dadaísta responsável por inovações artísticas na fotografia
Em 1913 criou o ready-made (manifestação artística que rompe com o tradicional e pega objetos práticos para transforma-los em obras de arte). Maior exemplo é a obra Fonte, criada em 1917, a partir de um urinol.
Estudou em sua cidade natal de Paris onde conheceu Duchamp Em Barcelona publicou o primeiro número de sua revista dadaísta “391” contando com colaboradores como Tristan Tzara,Man Ray e Arp
Características principais
Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais.
- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto