pamela
A perspectiva de João de Bíclaro sobre o reinado de Leovigildo (571-586) e Recaredo (568-601)
Pâmela Torres Michelette
Graduanda – Unesp/Assis
Um dos melhores relatos para dar-nos conta do reinado dos reis visigodos Leovigildo
(571-586) e dos primeiros anos de seu sucessor e filho Recaredo (568-601) é a Crônica1 do bispo
João de Bíclaro, contemporâneo ao período em questão. Tal obra foi escrita provavelmente entre os anos 589-591 e abrangeu um intervalo de aproximadamente vinte quatro anos, se estendendo de 567 a 590. Foram poucos os documentos que sobreviveram até nossos dias que possam nos fornecer informações a respeito da vida do cronista João de Bíclaro. A fonte mais utilizada para o conhecimento biográfico desse autor foi o testemunho de seu contemporâneo Isidoro de Sevillha
(560-636) na sua obra De viris Illustribus2 (Homens Ilustres), outras fontes com escassas notícias derivam da própria Crônica que possui valor autobiográfico, bem como a sua participação em alguns concílios provinciais.
João de Bíclaro nasceu provavelmente em 540, em Scalabis (atual Santarém) na província da Lusitânia, de família de origem goda. Ainda jovem com aproximadamente dezessete ou dezoito anos foi enviado a Bizâncio, a Urbs Regia, com o objetivo de estudar, permanecendo cerca de sete anos, 558-575. A fase em que João de Bíclaro residiu em Bizâncio correspondeu aos anos de governo de Justiniano I (527-565) e quase todo o reinado de Justino II. Durante sua estadia nesta região ainda ocorreram as controvérsias dos Três Capítulos3 que mantiveram os espíritos excitados e a celebração do II Concílio de Constantinopla em 553, deve-se destacar que o biclarense recordou genericamente estes fatos quando descreveu os eventos no ano de 567.
Em 575, segundo os cálculos mais aceitáveis, João de Bíclaro retornou a Península
Ibérica, possuidor de uma grande bagagem intelectual de conhecimento e