PORTFOLIO INDIVIDUAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL 5
2.2 ÁREAS ESPECÍFICAS 6
2.2.1 DEPARTAMENTO PESSOAL 6
2.2.2 CONTÁBIL 7
2.2.3 FISCAL 8
2.3 ESTRESSE X SÍNDROME DE BURNOUT 11
2.4 RACIONALIDADE E BUROCRACIA 12
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é o de analisar e fazer algumas considerações acerca da contabilidade comercial. O desenvolvimento trará as especificidades das áreas dentro de uma empresa (departamento pessoal, contábil e fiscal), além de breves considerações sobre a importância da teoria da contabilidade na escrituração contábil, e pontos específicos da legislação profissional.
Outros pontos abordados são a diferença entre estresse e Síndrome de Burnout e uma abordagem acerca da racionalidade e da burocracia, à luz dos conceitos do sociólogo Max Weber (1864-1920).
2 DESENVOLVIMENTO
Considerando que todas as movimentações do patrimônio de uma entidade são registradas através da contabilidade, que tabula esses dados através de relatórios que ficarão à disposição de qualquer ator interessado, ela assume um importante papel tanto para se verificar seus dados históricos, como também para o planejamento das ações a serem adotadas para que os objetivos estratégicos sejam alcançados.
Um bom administrador tem que trabalhar constantemente com os dados contábeis da instituição, motivo pelo qual ele deve ter ao seu dispor sempre informações fidedignas e atualizadas.
Silva (2004, p. 196), destaca a importância do controle através da contabilidade:
A contabilidade é um dos instrumentos fundamentais de controle e deve ser o canal para a introdução da sistemática de controle, pois sem ela as mudanças estão condenadas ao fracasso, principalmente quando os dirigentes não acreditam nas novas técnicas ou não as compreendem.
Segundo Lima e Castro (2013, p. 13), o objetivo científico da contabilidade é:
Ao apresentar corretamente o Patrimônio