critica a uma exposição arte contemporanea
Prof. Aníbal Tavares
Trabalho Final: Critica a uma exposição de Arte Contemporânea
Exposição: “Parto hoje a meia-noite para o fim”;
“A tua saia é o azul mais escuro da noite”
Autor: Ricardo Paula
Trabalho realizado por:
Daniela Silveira nº 471
Deise Chan nº 391
Joana Oliveira nº 477
Índice
Critica à exposição pág. 2
Bibliografia pág.
Anexos
Fotografias das Obras “CINDERELA, Parto hoje a meia-noite” pág. 6
“ A tua saia e o azul mais escuro da noite” pág. 7
MAC - Movimento de arte contemporânea, exibe duas exposições que apesar de divergentes apresentam um só tema, o quotidiano de uma paixão. Leva-nos a separar o olhar, entre o encantamento e o desejo carnal.
Ricardo Paula apresenta-nos duas exposições, “Parto hoje a meia-noite para o fim” e “A tua saia e o azul mais escuro da noite”, onde podemos observar por um lado os aspectos infantis de uma história de amor e encantamentos, e por outro, o mais real, adulto e sensual de uma paixão, onde dois corpos se unem num só e o amor acontece.
“CINDERELA – Parto hoje á meia-noite para o fim”
Nesta primeira exposição podemos ver o encantamento aplicado pelo autor, um mundo criado para a criança existente dentro de cada adulto há muito esquecida, onde o autor envolve um traço mais grotesco e indefinido, com pinceladas grossas em óleo sobre tela, que, apesar de tudo, cria uma imagem perceptível e nítida onde as cores esbatidas e infantis, essencialmente os tons azuis e rosas, enchem a tela e lhe conferem vida.
“ A tua saia e o azul mais escuro da noite”
Esta segunda exposição, também em óleo sobre tela, que se encontra no espaço seguinte ao clássico, anteriormente apresentado, tem características que procuram o mistério e a sensualidade do lado adulto, onde a luxúria é representada claramente pela aplicação de ouro sobre um azul profundo.
Com o