Resenha Do Livro
ADEILDO JOSÉ LEÃO DA SILVA JÚNIOR
Curso de Graduação em Museologia
Semestre: 2014.2
Disciplina:
Docente: Ana Paula Soares Pacheco
Resenha do texto “A exposição de arte: conceituação e estratégias, do livro: Entre cenografia- O museu e a exposição de arte no século XX de Lisbeth Rebollo Gonçalves.”
Cachoeira – Bahia
05 de Março de 2013
Este livro apresenta a contribuição inovadora de Lisbeth Rebollo Gonçalves sobre os processos de construção e de comunicação das exposições de arte no século XX. Desenvolvida com base em pesquisa de campo, realizada no Brasil e na França no final dos anos de 1990, discute a recepção estética em museus de arte moderna e contemporânea no contexto dos chamados Novos Museus. A experiência da autora nas áreas de crítica, de curadoria e de administração em museus de arte permitiu articular conhecimentos de museografia, museologia, história da arte e estética, e considerar comparativamente os modos de apresentação das obras nos museus, observando os dispositivos que teatralizam as exposições nesses espaços. Permite ainda levantar a questão da existência de uma lógica das exposições peculiar às últimas décadas do século XX. É um estímulo à reflexão sobre o museu e as mutações históricas da formulação e do sentido da exposição de arte.
O primeiro capitulo apresenta uma interessante discussão sobre a exposição de arte e desvenda as estratégias usadas nos museus modernos e nos novos museus, já que a forma de apresentação de exposições vem mudando de acordo com algumas modificações da arte contemporânea, com o surgimento de novas linguagens artísticas e novas tecnologias contrapondo-se à vertente do cubo branco, de neutralidade discutível, preconizada a partir dos anos 1930 pelo MoMA de Nova York que colocava em foco suas ideologias.
Observa-se que surge uma nova