Antibioticoterapia
IA
Grupo:
O que é antibióticoterapia?
Terapia: parte da medicina que estuda e aplica os métodos adequados para tratar as doenças.
Antibiótico: (do grego anti=contra e bio=vida) substância química produzida por microrganismos que têm o poder de destruir ou controlar o crescimento de organismos infecciosos do corpo.
E quando os antibióticos foram descobertos?
Em ambientes complexos, a competição por nutrientes associada à ação de substancias antibióticas produz uma ecologia microbiológica equilibrada. Tomamos emprestado antibióticos de um organismo para combater outros.
Paul Ehrlich: observou que o arsênio poderia inibir o agente causal as sífilis, porém era tóxico ao ser humano.
Domagk:
Domag realizou pesquisas que resultaram na descoberta das sulfonamidas.
Alexander Fleming: descobridor da Penicilina em 1928.
Classificação:
○ Bactericida mata diretamente o microrganismo.
○ Bacteriostático impede o crescimento do microrganismo. Observação: algumas drogas tipicamente bacteriostáticas podem ser bactericidas para determinadas espécies, assim como algumas drogas tipicamente bactericidas podem ser bacteriostáticas para outras espécies. As interações dos antibacterianos com a célula bacteriana podem ocorrem no nível da parede celular, da membrana citoplasmática, da síntese de proteínas e da síntese de ácidos nucléicos.
Antibacterianos que atuam na parede celular
Atuam nesse nível as Penicilinas e
Cefalosporinas e outros antibióticos lactâmicos.
Penicilinas: estão entre os antibióticos mais amplamente eficazes e também os menos tóxicos conhecidos, mas o aumento da resistência tem limitado o seu uso. A resistência natural as penicilinas, ocorrem em microorganismos que não tem não tem parede celular de peptideoglicano (ex: micoplasmas) ou tem parede celular que são impermeáveis aos fármacos.
Antibacterianos que atuam na parede celular
Cefalosporinas
As cefalosporinas são antibióticos lactâmicos muito relacionados