A arte de negociar
UNG CENTRO
1 – Apresente os principais argumentos do texto.
Identifiquei como principais argumentos o fato de que ninguém motiva ninguém, a motivação é interna, e que para a liderança alcançar o seu objetivo que é a motivação, é necessário conhecer as necessidades dos seus funcionários.
“A motivação é interna, o desejo de fazer alguma coisa, brota de dentro das pessoas. Portanto, um administrador não pode motivar outra pessoa, mas o máximo que pode fazer é contribuir para criar um ambiente no qual o desejo interno para se fazer alguma coisa possa ser nutrido.”
“Para se ter subordinados motivados, duas condições principais são indispensáveis. Primeiro que se conhecer realmente quais são as necessidades e expectativas que residem no interior de cada subordinado. Segundo, ter recursos para oferecer fatores de satisfação que sejam verdadeiros elementos complementares dessas expectativas, facilitando, assim, que se de o ato motivacional.”
“Nesse sentido, os chefes precisam ser suficientemente hábeis para, junto aos seus liderados, pesquisar e caracterizar o que eles desejam.”
2 – Na sua opinião, a motivação é interna ou externa? Justifique.
Na minha opinião, a motivação é interna, pois se o funcionário tem objetivos, ele vai se automotivar, se atualizar, estudar, se preparar, para crescer profissionalmente.
O problema é que as pessoas reclamam demais e fazem de menos, partindo do princípio que estamos em pleno Século XXI, o país está em pleno desenvolvimento, a cada dia nasce uma empresa, a cada dia nasce uma nova oportunidade, a informação nunca foi tão acessível, o número de cursos, faculdades, universidades, escolas de idiomas praticamente quadruplicou nos últimos dez anos, e mesmo assim, ainda existem pessoas que acreditam que as empresas tem obrigação de motivá-las.
A vontade de vencer na vida é de interesse estritamente particular.
Hoje em dia, o que eu consigo ver é que as pessoas andam