Aulas
Ana Cristina Hammel - UNIOESTE1 hammel.anacristina@gmail.com. Eixo 4: Organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas na Educação Básica (projeto político pedagógico, gestão, currículo, avaliação, cultura, políticas de acesso e permanência)
Resumo:O presente trabalho busca analisar a experiência de implantação dos Ciclos de Formação Humana no Colégio Iraci Salete, o vinculo pedagógico com a educação enquanto formação humana. Apresentamos uma contextualização, do que se entende por formação humana, ou seja, como os sujeitos se formam humanos, aprendem e se desenvolvem , identificando o papel da escola neste processo. Busca-se ainda entender os ciclos enquanto possibilidade concreta de formação dos sujeitos, como forma de superação da escola seriada e na relação entre a necessidade da realidade e conhecimento escolarizado. Palavras-Chave: Educação. Ciclos de Formação Humana. Escola.
Introdução Neste trabalho buscar-se-á definir e conceituar categorias importantes para compreensão da experiência vivida na escola Iraci na organização do fazer pedagógico em Ciclos de Formação Humana. Segundo Martins (2009) as categorias são essenciais para compreensão dos fenômenos e seus nexos com a totalidade, entendida com o conjunto de ações desenvolvidas a partir de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que busca uma prática educativa vinculada à emancipação humana. No PPP (2009) da escola encontramos elementos que se constituem em referencias para a formação dos estudantes numa perspectiva progressista, ou seja, de sujeitos que possam contribuir para a construção da sociedade pretendida e anunciada pelo MST. Assim nosso esforço será descrever a relação possível entre o conceito pretendido e a realidade concreta na opção pela organização em Ciclos de Formação Humana, num espaço onde predomina o modelo escolar pautado na seriação. Nosso ponto de partida será retomar elementos chaves