Aplicação dos 5 sensus em um depósito residencial
Alice Thormann
Katrin Krebs
Paula Kothe
Ricardo De Carli
RESUMO
O artigo a seguir relata o exercício de implantação da ferramenta gerencial “5S (5 Sensos)” feita por alunos do curso de Engenharia de Produção da UFRGS em algum espaço empresarial ou doméstico. A teoria aprendida em aula mostra que, com cinco etapas de trabalho, pode-se melhorar um ambiente qualquer em aspectos de organização e de higiene, além de educar aqueles que utilizam o espaço para que a ordem e o asseio sejam mantidos. O local escolhido foi um depósito residencial, que se situa na garagem de um dos integrantes do grupo. O trabalho foi realizado em três encontros, em que se aplicou o método dos cinco sensos.
Palavras-chave: 5S, depósito, método.
1. INTRODUÇÃO
O trabalho foi proposto pela professora Christine Nodari, na disciplina de Gerência da Qualidade da faculdade de Engenharia de Produção da UFRGS, visando à aplicação da ferramenta gerencial “5S”. O local escolhido para a realização da prática foi o depósito do apartamento de um dos integrantes do grupo, localizado na garagem do prédio. O estudo será relatado conforme as especificações da orientadora, como listado a seguir:
- Referencial teórico
- Descrição da aplicação prática
- Conclusões sobre a atividade
- Referências
- Anexos
2. REFERENCIAL TEÓRICO
O método 5S surgiu no Japão há mais de cinqüenta anos, com o objetivo inicial de evitar desperdícios e melhorar relacionamentos, facilitando as atividades e acesso aos recursos disponíveis em um ambiente de trabalho. Porém, a simplicidade do conceito permite que os cinco sensos sejam aplicados em outros locais e processos, como é o caso deste trabalho. A sigla “5S” provém das iniciais das cinco palavras japonesas que seguem abaixo:
1) Seiri – senso de utilização. A utilidade de todos os itens encontrados em um determinado ambiente é avaliada, havendo o descarte daqueles julgados desnecessários. Em poucas