A arte de negociar
A criança ou mesmo um bebê recém-nascido, começa a negociar com a mãe, chorando. Na verdade a criança não tem consciência absoluta do que está fazendo, mas no fundo já esta negociando.
Diferente dos procedimentos do passado em que a negociação visa atender as próprias necessidades, sem se procurar com o outro lado envolvido, na negociação moderna é fundamental. Satisfazer a ambos os lados e suprir as necessidades básicas.
Roger Fisher, uma das maiores autoridades do mundo (ao lado de William Ury) no quesito negociação, definiu uma receita universal com 7 ingredientes nas quais são fundamentais para uma boa negociação.
Sete ingredientes de negociação:
01. Comunicação eficaz: Não é negociar sem uma comunicação eficaz, abrange a comunicação entre vários indivíduos ou grupos de forma clara. Elementos importantes para a comunicação eficaz, são as habilidades para ser ouvinte ativo e habilidade para dar feedback.
02. Bom relacionamento: A negociação será melhor se ambas as partes acreditarem que buscam resolver uma preocupação comum, e devem descobrir como lidar com suas diferenças.
03. Descobrir os diversos acordos possíveis: Como cultura, idade, raça, cor, religião, elas variam em função das circunstâncias. Um bom negociador precisa descobrir qual o real interesse da outra parte, para chegar a um acordo, deve-se proporcionar algo que desperte o interesse da outra, sem prejudicar próprio interesse.
04. Elaborar os diversos acordos possíveis: Para ter um bom acordo, precisaremos conhecer todas as possibilidades.
05. Convencer a outra parte de que está sendo tratado de maneira justa: A outra parte deve estar convencida de que é tratando com justiça, qual é o valor do mercado? Qual o preço? Quais os antecedentes? O que diz a lei?
06. Definir quais são as opções para o acordo: Será que eu poderia fazer um acordo com outra pessoa? Será que poderia entrar com um processo na justiça.
07. Chegar ao compromisso final: Com promessas práticas e