A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS E PRINCÍPIOS
São termos abstratos os conceitos refere-se ao conjunto de fatos, objetos, símbolos que têm características comuns, e enquanto os princípios referem-se à mudança que produzem num fato, objeto, situação em relação a outros fatos, objetos ou situações e que normalmente descrevem relações de causa-efeito ou de correlação.
E conforme o ponto de vista educacional,sabe-se que faz parte do conhecimento do aluno não apenas quando este é capaz de repetir sua definição, mas quando sabe utilizá-lo para a interpretação, compreensão ou exposição de um fenômeno ou situação; quando é capaz de situar os fatos, objetos ou situações concretos naquele conceito que os inclui.
A aprendizagem de conceitos ou princípios que devem ser o mais significativas possível, provocando um verdadeiro processo de elaboração e construção pessoal do conceito.Atividades experimentais que favoreçam que os novos conteúdos de aprendizagem se relacionem substantivamente com os conhecimentos prévios; atividades que promovam uma forte atividade mental que favoreça estas relações; atividades que outorguem significado e funcionalidade aos novos conceitos e princípios; atividades que suponham um desafio ajustado às possibilidades reais.
A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
Conteúdo primordial que inclui as regras, técnicas, métodos, habilidades, estratégia. Portanto o conteúdo é procedimental é um conjunto de ações ordenadas e com um fim, quer dizer, dirigidas para a realização de um objetivo. São conteúdos procedimentais: ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir, recortar, saltar, inferir, espetar, etc. Conteúdos que, como podemos ver, apesar de terem como denominador comum o fato de serem ações ou conjunto de ações, são suficientemente diferentes para que a aprendizagem de cada um deles tenha características bem específicas.
A realização de ações que formam os procedimentos é uma condição sine qua non para a aprendizagem,