teoria significativa de david ausubel
Sérgio Choiti Yamazaki – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
David Paul Ausubel é médico, tendo se especializado em psiquiatria.
Professor da Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque, é representante do
“cognitivismo”, que define um dos tipos de aprendizagem: a aprendizagem cognitiva. A teoria de Ausubel prioriza a Aprendizagem cognitiva, que é a integração do conteúdo aprendido numa edificação mental ordenada,a Estrutura Cognitiva.
Aprendizagem Cognitiva pode ser definida como aquela na qual certo conteúdo é inserido na Estrutura Cognitiva1 de forma organizada, criando um complexo organizado de informações.
Estrutura cognitiva pode ser definida como um conjunto global de idéias sobre determinado assunto, disciplina ou mesmo conjunto total de pensamentos de um indivíduo, e a forma com que são organizadas.
Dois outros tipos de aprendizagem são comumente citados por educadores e cientistas da área de Ensino de Ciências: a afetiva e a psicomotora. A aprendizagem afetiva é um tipo de conhecimento que provoca sentimentos ou sensações como dor, prazer, satisfações, desejos, ansiedades etc. Já a aprendizagem psicomotora é aquela que provoca respostas condicionadas, resultado de muita prática.
Pode-se afirmar que a Aprendizagem Afetiva e Psicomotora muitas vezes são acompanhadas por AprendizagemCognitiva2.
Nesse sentido, um material que pode ser relacionado à estrutura3 cognitiva do aluno, é um material potencialmente significativo, e pode ser uma figura, imagem, conceito,princípio etc.
Para melhor caracterizar a aprendizagem significativa, Ausubel, ainda o diferencia em três categorias. A primeira, denominada de aprendizagem representacional, grosso modo, é identificada quando um indivíduo consegue atribuir significado a símbolos particulares e aos eventos aos quais eles se referem. A segunda, chamada de aprendizagem de conceitos, é mais genérica, abstrata e representa regularidades; talvez possamos afirmar que ela