aprendizagem significatica
Ivonei Wiggers1 wivonei@hotmail.com
Carlos Eduardo Bittencourt Stange2 ebittencourt@hotmail.com RESUMO
O presente artigo vem discorrer sobre uma das possibilidades de trabalhar a relação ensino-aprendizagem de botânica, mais especificamente na sistemática vegetal, a partir da Aprendizagem significativa que é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel (1968). O autor chama atenção para que os educadores desenvolvam suas atitudes e procedimentos a partir dos conhecimentos prévios trazidos pelos alunos. Diferencia aprendizagem mecânica de aprendizagem significativa. Ressalta o método organizador prévio, a diferenciação progressiva, a reconciliação integradora e a importância da aula expositiva para aprendizagem do aluno da educação básica.
PALAVRAS-CHAVE
Aprendizagem Significativa, Ensino de Botânica, Organizadores Prévios.
1 Professor de Ciências do Ensino Fundamental da rede pública do Estado do Paraná, Núcleo de Laranjeiras do Sul, participante do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE.
2 Doutorando em Ensino de Ciências, Professor do Departamento de Ciências Biológicas e diretor do Núcleo de Avaliação Institucional, da UNICENTRO – Guarapuava – PR. Coordenador do Projeto IDEC e desenvolve projetos na área do Ensino de Ciências.
1. Introdução Para Ausubel (1968), a estrutura cognitiva é o conjunto de idéias e suas propriedades organizacionais. A quantidade, a clareza e a organização do conhecimento presente no aprendiz é a principal variável a ser considerada por professores e educadores durante o processo ensino-aprendizagem. A teoria de Ausubel postula que a estrutura cognitiva do sujeito responde a uma organização hierárquica na qual os conceitos se conectam entre si mediante relações de subordinação, dos mais gerais aos mais específicos. (...), Ausubel acredita que a estrutura conceitual de cada disciplina pode ser