Reflexões a respeito do novo ensino médio politécnico - prof feijó ano 2012
Por: João Feijó – e-mail feijo.fisica@yahoo.com.br
Prof. de Física da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul
Colégio Estadual Japão – Porto Alegre - RS
Educação é um processo de construção do conheciment o que percorre todo ciclo vital de um ser humano. Neste processo os grupos sociais garantem a manutenção e a perpetuação de um conjunto de valores tais como : Ser, estar, agir e conviver harmoniosamente. Este processo acontece de forma natural, no próprio meio onde o indivíduo convive ou, através da escola, também denominada educação formal, onde novos valores serão agregados à formação deste indivíduo.
O conhecimento tem se multiplicado de forma exponencial nas últimas décadas, graças ao auxílio das novas tecnologias, integradas através das redes mundiais de computadores. Nossas crianças já nascem manipulando controles remotos e tendo acesso a jogos on-line desde pequenos. Contudo os sistemas educacionais formais não tem acompanhado este processo dinâmico.
Segundo Jean Piaget, numa visão educacional construtivista, a aprendizagem é um processo ativo no qual o conhecimento é construído pelo aluno. Nesse processo de construção, a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir novas estruturas mentais, descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz.
Precisamos
quebrar
paradigmas
e
rever
padrões
educacionais
tradicionais obsoletos que adotam uma visão onde o processo ensino aprendizagem baseia-se na transferência linear de conhecimento do professor para o aluno. Segundo Paulo Freire “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção”. O modelo educacional tradicional ainda encontra-se formatado em sistemas de conteúdos isolados que,
muitas
vezes