A aplicação do sistema kanban
RESUMO
Kanban é uma palavra japonesa que significa literalmente registro ou placa visível.
Em Administração da produção significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser substituído por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
Coloca-se um Kanban em peças ou partes específicas de uma linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peças.
Quando for recebido o cartão ou quando não há nenhuma peça na caixa ou no local definido, então se deve movimentar, produzir ou solicitar a produção da peça.
O Kanban permite agilizar a entrega e a produção de peças. Pode ser empregado em indústrias montadoras, desde que o nível de produção não oscile em demasia. Os Kanbans físicos
(cartões ou caixas) podem ser Kanbans de Produção ou Kanbans de Movimentação e transitam entre os locais de armazenagem e produção substituindo formulários e outras formas de solicitar peças, permitindo enfim que a produção se realize Just in time, ou seja, no momento certo.
O sistema Kanban é uma das variantes mais conhecidas do JIT
Palavras-chave: Kanban. Produção. Junst-in-time.
ABSTRACT
Kanban is a Japanese word that literally means registration or plate visible.
In administration of production means a cue card that controls the flow of production or transport in a factory. The card can be replaced by another system of signaling, such as lights, empty boxes and even empty locations demarcated.
Puts a kanban in specific components or parts of a production line to indicate delivery of a quantity. When running out of all parts, the same warning is taken to its starting point, which becomes a new request for more parts. When the card is received or when there are no parts
on