Artigo Energ.
Aplicação do sistema kanban no transporte de materiais na construção civil Madalena Osório Leite (IRB) viladosol@secrel.com.br
Igor Barros Pinho (IRB) igorbpinho@zipmail.com.br
Pedro Eduardo Pereira (M Informática) minformatica@minformatica.com.br
Luiz Fernando Mählmann Heineck (UFSC) freitas8@terra.com.br
Francisco Eugênio Montenegro da Rocha (Fibra Construções) fibra@baydenet.com.br
Resumo
O setor da construção civil, em constante desenvolvimento de ferramentas de gerência, cada vez mais aplica conceitos antes somente utilizados na indústria. Uma das ferramentas há muito tempo utilizada nas fábricas, o sistema kanban, agora se mostra aplicado em uma obra de construção civil. Essa aplicação se dá no sistema de distribuição vertical do guincho de carga de uma edificação de vinte e três pavimentos. A empresa onde está sendo utilizado o sistema kanban já tem tradição em utilizar inovações tecnológicas e em implantar conceitos da Lean Construction. Vários outros trabalhos já foram publicados em congressos mostrando as aplicações de diversas técnicas de planejamento e controle da produção nos seus canteiros de obra.
Palavras chave: Kanban, Cartão e Transporte.
1. Introdução
A visão geral do sistema kanban e principal característica da filosofia JIT é o fato dele
“puxar” o processo de produção, em que o processo subseqüente retirará as partes do processo precedente. Fica, aqui, evidenciada a relação cliente-fornecedor que o JIT congrega e que o kanban é utilizado para movimentar e autorizar a produção (ALBUQUERQUE et al., 1999).
De acordo com Albuquerque apud Moura (1999), numa fábrica JIT utilizando o sistema kanban, as funções de programação e controle da produção são divididas entre o departamento de programação da produção e a supervisão da fábrica.
Kanban simplesmente significa quadro de avisos, cartão, bilhete. Com a produção just-intime, o