Kanban
O Sistema KANBAN, embora não seja algo novo (as primeiras implementações no Brasil datam das décadas de 80 e 90), vem sendo muito difundido e utilizado na indústria brasileiras nos últimos anos, e mais recentemente tem sido implementado com sucesso também na indústria de softwares. Sistema Toyota de Produção se apóia em dois grandes pilares: o Jidoka e o Just in Time. O Fluxo Contínuo, o Tempo Takt e o Sistema Puxado formam a estrutura do pilar do Just in Time (figura 1). E a ferramenta Kanban, embora não faça parte diretamente da estrutura da casa do Sistema Toyota de Produção, auxilia o cumprimento do Tempo Takt pela produção e o controle do Sistema Puxado nos locais onde não foi possível criar Fluxo Contínuo. Portanto o Kanban assume funções importantes no Just in Time. .
[pic]
História do Kanban
Após a 2ª guerra o Japão verificou a necessidade de melhorar sua produtividade para baixar custos. A idéia do Kanban nasceu em 1953 em uma pequena indústria de caminhões chamada TOYOTA. O empresário da Toyota, em visita aos EUA observou o funcionamento de um supermercado, nos seguintes aspectos:
•Mercadorias distribuídas em prateleiras; •Informações necessárias em um pequeno cartão •Mercadoria retirada pelo próprio consumidor •Reposição é feita de acordo com a demanda
Este executivo chamava-se Taiichi Ohno, ligou o processo a um Kanban (Achou um bom nome para o método).
As principais características observadas foram:
- O processo posterior deve respeitar o processo anterior - Qualquer retirada sem um cartão Kanban será proibida(puxar a produção). - Qualquer produção que seja maior que o número de Kanbans será proibida.
O que é KANBAN
Muitas pessoas costumam confundir os conceitos de KANBAN e Just in Time. O Sistema KANBAN foi desenvolvido a partir do conceito simples de aplicação controle visual de produção e estoques. Portanto o ganho real no sistema produtivo advém do funcionamento "Just in Time"