Faurecia e o sistema jit
Faurecia do Brasil, de origem francesa, concentra suas atividades na fabricação de componentes automobilísticos, tais como: bancos, painel de porta e instrumentos, escapamentos, etc. Atende a uma vasta gama de clientes, como Renault, Volkswagen, Peugeot, Ford e GM.
Com fábricas espalhadas em diversos países, a sede brasileira se tornou pioneira entre as demais na America Latina após a implementação de um sistema para controle de produção de peças de acordo com a demanda das montadoras de automóveis, o Sistema JIT.
A necessidade surgiu após a uma série de estudos em todas as sedes pelo mundo sobre:
- Despesas geradas pela própria Faurecia relacionada a componentes fabricados e não utilizados;
- Tempo de fabricação de componentes comparados ao tempo de montagem de um veículo;
- Logística (tempo médio de entrega de pedidos, tempo médio de pedidos em estoque);
Um exemplo de comportamento não esperado e rotineiro: a montadora fabricava 10 automóveis e, somente após a fabricação, eram solicitados à Faurecia as peças para a conclusão. A linha de montagem acabaria atrasando suas entregas devido ao período de fabricação e entrega por parte da Faurecia (isso sem comentar possíveis problemas durante o processo), ocasionando, muitas vezes, atrasos e perda de negócios entre ambos.
A filosofia Just-In-Time (JIT) tem como princípios básicos:
- Integração e Optimização: tudo o que não acrescenta valor ao produto é desnecessário e deve ser eliminado;
- Melhoria Contínua (Kaizen);
- Entender e Responder às necessidades dos clientes: responsabilidade de atender aos pedidos dos clientes, aos requisitos de qualidade do produto, prazos de entrega e custos.
Concretizando um conceito que prega: a produção, transporte ou compra de componentes acontecerá somente na hora exata. Com base no conceito citado e nas necessidades apontadas, reduzindo estoques e custos decorrentes.
A solução implementada no Brasil consiste em um aplicativo web