A analise de Spengler
A Análise de Spengler
O que é a decadência para Spengler?
Curso Ciência Política
1º Ano / 2º Semestre
Índice
Introdução
3
Questão de Pesquisa
4
Biografia e contexto da obra
5
Inovação por Spengler para o estudo da História
6
Para quem existe a História e a mentalidade antiga
8
Visão Ocidental da História
9
Cultura e CIvilização
10
Fases de uma Cultura
11
Decandência do Ocidente
14
A decandência para Spengler
15
Como virá o fim do Ocidente
17
Conclusão
19
Bibliografia
21
Introdução
Hoje em dia vivemos numa época conturbada. E numa altura tão caótica, e aparentemente imprevisivel, é normal que, para alguns, nos viremos enquanto sociedade para os grandes pensadores que nos antecederam.
Nessa óptica , Spengler e a sua mais ilustre obra “A Decadência do Ocidente” - anteriormente desprezada -, foi posta em segundo plano e por vezes associada, talvez erroneamente, a ideologias totalitárias. Agora, parece estar a voltar ao foco das atenções.
A reafirmação dessa obra teve como principal impulsionador a realidade que nos rodeia. Assim, numa época em que o mundo ocidental parece estar a perder a importância que ganhou ao longo da História, Spengler, na obra referida, preconizou e teorizou fascinantemente esse fenómeno, comum a todas as grandes civilizações.
Com base nestes pressupostos, e tendo em conta a relevância que Spengler tem nos dias de hoje e o interesse que nos suscitou, escolhemos como tema do trabalho a Análise do Declinio da Decadência do Ocidente escrito por Oswald Spengler.
Com a leitura anteriormente referida , interessou-nos também conhecer um pouco da pessoa por trás da obra, o periodo e o contexto em que esta foi redigida.
Questão de Pesquisa
Inicialmente predispusemo-nos a tratar uma questão de pesquisa que giraria à volta das razões que Spengler afirmava de o Ocidente estar em decadência.
No entanto, após uma leitura aprofundada da obra, surgiram pontos subsequentes a essa