A afetividade e sua importância no processo de aprendizagem
A afetividade exerce um papel crucial na vida das pessoas e forma um elo na relação Professor-Aluno. Falar em afetividade é acreditar em uma educação com relevância social e, logo, em uma escola construída a partir de respeito, compreensão e autonomia de idéias.
O processo de ensino-aprendizagem vai além dos conteúdos didáticos. É necessário conhecer e acompanhar individualmente o desenvolvimento de cada criança durante o período escolar para que seja proporcionada a cada estudante uma metodologia que facilite seu desenvolvimento e aprendizagem.
Compreende-se que afetividade tem um papel importante para o desenvolvimento cognitivo, motor e psicológico do aluno. Apesar de diferentes em sua natureza, a afetividade e a cognição são inseparáveis, dissociadas em todas as ações simbólicas e sensório-motoras.
O professor em sala de aula deverá contribuir para desenvolver em seus alunos a auto-estima, a estabilidade, tranqüilidade, capacidade de contemplação do belo, de perdoar, de fazer amigos e de socializar-se. Estimulando assim uma rede mais generalizada de afetividade nas relações interpessoais, no âmbito escolar, e trabalhando intensivamente para gerar oportunidades de integrar o homem na sociedade.
Ser professor não se constitui em uma simples tarefa de transmissão de conhecimento, pois vai mais além e também consiste em despertar no aluno valores e sentimentos como o amor do próximo e o respeito, entre outros.
Tratar o aluno com afeto não significa tratá-lo com beijos, abraços ou procurando agradá-lo, muitas vezes o afeto deve ser demonstrado de forma diferente, quando o professor é sincero, é justo e chama a atenção de forma respeitosa, não decepcionando o aluno, valorizando o conhecimento, preparando aulas, entre outras atitudes. Um dos pontos importantes em todo o processo de ensino-aprendizagem é que o aluno compreenda o quanto o professor se compromete e se importa com ele.
Numa sala de aula