a importancia da afetividade nos processos de ensino aprendizagem
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PSICOPEDAGOGIA
Danielle Montoto
Ticyana Karla Rocha Cardoso
Wellane Lima de Oliveira
A importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem
JOÃO PESSOA-PB
2014
Danielle Montoto Ticyana Karla Rocha Cardoso Wellane Lima de Oliveira
A importância da afetividade no processo de ensino aprendizagem
Trabalho para fins didáticos apresentado à disciplina Seminário temático I ministrada pela professora Dra. Mônica Dias, como requisito de avaliação para nota.
JOÃO PESSOA-PB
2014
O presente trabalho tem referências bibliográficas, tendo o propósito de analisar e refletir sobre as idéias existentes acerca do conceito da afetididade. A fundamentação teórica foi baseada em estudos de Piaget, Vygotsky e Wallon sobre a influência da afetividade no processo de ensino- aprendizagem. A partir das reflexões teóricas, é possível refletir que o afeto desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento da inteligência, por meio da autoestima e motivação dos alunos, propiciando ferramentas necessárias a aquisição da aprendizagem e um ensino de qualidade.
1.INTRODUÇÃO Este trabalho busca compreender a relação entre a afetividade e o desenvolvimento cognitivo, mostrando a responsabilidade da família e dos educadores na formação da personalidade da criança. Este assunto tem sido muito discutido por professores, educadores e pais. A afetividade e a inteligência não são imutáveis, elas evoluem, são construídas e se modificam.
De acordo com o período de desenvolvimento da criança, as necessidades afetivas se tornam cognitivas. Ao mencionar Wallon observamos que são as emoções que unem as