Folhas de estilo
4 – Folhas de Estilo
4.1. Introdução
4.1.1. O que são folhas de estilo?
Uma folha de estilos é um conjunto de regras que informa a um programa, responsável pela formatação de um documento, como organizar a página, como posicionar e expor o texto e, dependendo de onde é aplicada, como organizar uma coleção de documentos. A maior parte dos programas de editoração eletrônica e processadores de texto modernos trabalham com folhas de estilos. O processo consiste em definir um rótulo (nome do estilo) para um determinado parágrafo e em seguida alterar os seus atributos. Todo parágrafo que for rotulado com aquele estilo passará a exibir as características definidas anteriormente. Qualquer alteração nos atributos de um estilo afetará todos os parágrafos que estiverem rotulados com ele. Esta descrição, que se aplica a estilos em processadores de texto e programas de editoração eletrônica, também vale para a Web. Na Web, os "parágrafos" são blocos marcados por descritores HTML como , , etc. Para fazer com que todos os blocos de textos marcados com em um documento sejam exibidos em tamanho de 48 pontos, basta definir a regra:
H1 {font-size: 48pt}
dentro de uma "folha de estilos" aplicada ao documento. A folha de estilos pode ser um arquivo de textos simples (alfabeto ISO-Latin1) com a extensão .css. Para vinculá-lo a uma página HTML, esta deve ter dentro do seu bloco ... o seguinte descritor:
O restante deste artigo tratará dos fundamentos da tecnologia de folhas de estilos aplicáveis ao HTML, chamada de Cascading Style Sheets (folhas de estilo em cascata), mostrando como estabelecer as regras de estilo para um bloco de texto, uma página ou todo um site. Seções específicas abordarão cores, imagens, tipologia e posicionamento. Este texto não é completo. Omitimos propriedades e recursos não suportados nos browsers e nos limitamos àqueles recursos que constam da especificação CSS1 (não incluímos recursos proprietários nem a maior parte das novidades do CSS2