Folhas de Estilo CSS
Este trabalho tem como objetivo mostrar um pouco sobre o uso da intertextualidade implícita e explicita impressa nos nossos meios de comunicações, como por exemplo: músicas, propagandas publicitárias, textos, crônicas, contos, imagens etc.
No decorrer deste trabalho, iremos ver um pouco mais sobre a intertextualidade implícita e explicita presente no nosso dia - a - dia.
FOLHAS DE ESTILO - CSS
1. REGRAS DAS FOLHAS DE ESTILO Uma folha de estilo é composta por regras que indicam como o browser deve apresentar uma página HTML. Uma regra simples do CSS é composta por duas partes: seletor e declaração.
1.1. Seletor
É o elemento de ligação entre o documento HTML e o estilo. O seletor especifica qual (is) elementos (s) são afetados pela declaração. A declaração configura o efeito que o seletor terá. No exemplo acima, o seletor H3 e a declaração é “color:00ffff”. Com essa regra aplicada ao documento HTML, todos os elementos H3 serão afetados e terão a cor amarela.
Um seletor pode ter várias declarações numa única linha de comando, bastando isso para separar cada declaração com um sinal de “ponto e vírgula”.
Exemplo: SELETOR {declaração1; declaração2}
1.2. Declaração
A declaração também é composta por duas partes: propriedade e valor, separadas por dois pontos.
Propriedade: é o nome da propriedade que será formatada pelo CSS, exemplo: color, fot-size, etc.
Valor: é o conteúdo que será atribuído a propriedade sendo “estilizada”.
Exemplo: H3 {color:#00ffff}
No exemplo essa característica é a cor. O valor define exatamente a característica. Neste caso cor amarela. Muito importante lembrar que as chaves { } e os dois pontos ---:--- sempre serão necessários para que os navegadores possam distinguir o seletor, a propriedade e o valor.
1.3. Alguns exemplos práticos de seletor/declaração:
P {color: #FF0000} – torna cada parágrafo de uma página na cor vermelha;
H1 {color: #00FF00; background: #0000FF} – torna