Folhas de Estilo
Nesta aula você estará se habilitando a usar Folhas de Estilo, um recurso que permite separar o estilo do documento da sua estrutura. A introdução das folhas de estilo representa um passo importante na evolução da Web, útil para facilitar a atualização e a manutenção do padrão de um conjunto de páginas sob sua administração. Objetivos:
- Aprender a sintaxe básica das folhas de estilo.
- Usar seletores, propriedades e valores.
- Incluir seletores contextuais e múltiplos.
- Conhecer as classes de estilo e as pseudo-classes.
- Usar identificadores.
- Fazer definição inline.
- Estilos de divisão e de trecho de parágrafo.
Pré-requisitos:
Todas as aulas anteriores serão usadas nesta última aula, se algo ainda não estiver bem, especialmente até a aula 4, reveja estes tópicos e tire suas dúvidas.
1. Folhas de Estilo
Até a versão 4 da linguagem HTML, caso se desejasse criar páginas cuja aparência fosse ligeiramente diferente do comportamento padrão, era necessário incluir os atributos e tags que definissem essa aparência nos pontos do documento onde fosse necessário, misturados à própria estrutura do documento. Por exemplo, num documento cujo texto fosse de cor preta (definida na tag através do atributo TEXT color=black), caso se desejasse cabeçalhos de cor azul marinho seria necessário incluir, em cada ocorrência da tag , a tag . Qualquer modificação a ser realizada nesta definição tornava necessário buscar por todo o documento o que deveria ser modificado.
A partir da versão 4 foi introduzido o conceito de folhas de estilo em cascata
(CSS – cascade style sheets). A introdução das folhas de estilo representa um passo importante na evolução da Web, pois através delas os estilos (cores, fontes, tamanho e tipo de fontes etc.) podem ser separados da estrutura (o conteúdo do texto da página).
Essa estratégia torna sua página mais flexível e fácil de atualizar. Ela possibilita separar a tarefa de tornar o site